terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Essa coisa de artigo do P3

Ora bem...Eu cá até podia ficar caladinha que ganhava mais mas gosto de me defender quando tenho razões para isso ou deixar claro certas coisas.
O artigo do P3, entrevista para o qual já dei há mais de 2 meses, antes de registar o stencil (sim, o STENCIL ESTÁ REGISTADO), tem ali umas coisitas que merecem comentário aqui da parte da Maria da Felicidade.
Vamos lá:

#1: Há stencils no Porto? Desconhecia, mas se os há MUITO BEM! mas não são meus.

#2: "Para Nuno Gama, não existe nenhuma semelhança entre as imagens "a não ser a frase e o coração". "A frase é comum a dez milhões de portugueses, no mínimo. O uso do coração é recorrente", afirma, em declarações ao P3. O estilista, que defende não ter usado a mesma imagem da artista, explica que "em cada quadrante" na cruz associada à sua marca "cabe um coração" e refere, ainda, que "a ideia da frase tem a ver com formas pessoais de ver as coisas e com alguma preocupação de análise e de surpresa perante a reacção das pessoas aos dados do país." Oh senhor...isso é muito bonito, mas então porque não colocou a cruz associada à sua marca no final em vez do coração? Explique lá o porquê de as palavras estarem exactamente na mesma ordem, einh?! É que eu sou muita burrinha e não entendo... 

#3: "Um deles continha a frase "Eu Quero É Ser Feliz" e um coração. Ouvidos pelo P3, tanto Ana Nogueira como a Culto Decor admitem o uso da foto do stencil, contudo, garantem nunca terem usado imagens de street art cujos autores são conhecidos, sem autorização dos mesmos." Estão perdoados e é um facto que o fazem sim, mas poderiam ter perguntado através da página do Facebook ou ter feito uma pesquisa, até porque este blog aparece pesquisando no Google por Eu quero é ser feliz stencil e já cá anda desde dezembro de 2011. 

#4: "Apesar de Maria da Felicidade afirmar ter contactado a criadora da página do facebook e a empresa, Ana Nogueira e a Culto Decor asseguram não ter recebido nenhum contacto de alguém a reclamar a autoria desta imagem. "Tivemos comentários a chamar-nos de ladrões", conta André Ferreira, da Culto Decor, realçando que nunca soube que os comentários eram feitos por uma artista." NUNCA, mas NUNCA! falei com a Ana Nogueira e não reclamei a autoria não mas fui eu que lhes chamei ladrões =) Desculpem lá...

#5: "Ana Nogueira e a Culto Decor mostraram-se disponíveis para ouvir Maria da Felicidade e retirar o vinil do mercado. "Caso prove a sua autoria", realça a proprietária da página "Fotos de Rua". A responsável, que também é advogada, salienta que a maioria das imagens que utilizou não tinham identificação do autor, não tendo, por isso, pedido autorização e defende que também não seria obrigada a fazê-lo. "Quem faz o desenho numa rua pública, onde nem sequer deveria estar a fazer, e não assina, é porque quer que seja visto ou usado por todos. Se não, tinha o cuidado de o fazer dentro de portas ou de uma galeria, ou pelo menos de assinar o seu nome." QUE SEJA VISTO, não usado...Há uma diferença, parece-me... 

#6: Depois há toda esta noção que reclamo uma frase...Eu não estou a reclamar frase alguma. É uma frase comum sim, como alguém disse em crítica, já pertencia ao Senhor Mário Branco, e também poderia dizer que pertence a Tiago Bettencourt ( que em " O Campo" diz: "E eu quero ser feliz..."), os Amor Eléctrico, sim escrevi eléctrico ( que em " A Máquina", essa sarna de música, dizem: "Que eu quero é ser feliz" e note-se que nesta há um É!) ou então aquele tal de Thiaguinho que me aparece em todas as pesquisas de google pois tem uma música que se chama "Eu quero é ser feliz". Se calhar foi mesmo neste que me inspirei.
Mas não foi. Reclamo é uma história que gostava que conhecessem.

A história está aqui contada. Ainda não terminei mas está perto.
Há quase um ano nasceu este blog e o stencil saiu à rua.
Hoje só me importa é os que tenho à minha volta que sabem que foi assim. Que sabem a história que está por detrás dele, que dão valor ao que eu fiz.
No que toca aos outros que nada sabem...Que se lixe.
Já não quero saber.

2 comentários: