"Ao longo da história, psicólogos e pesquisadores têm tentado descobrir quais os fatores responsáveis pela felicidade. Desde a influência dos genes até às características pessoais e escolhas de vida, o que potencia afinal a felicidade e o bem-estar na vida das pessoas?
Embora não existam respostas definitivas, alguns fatores podem, de facto, contribuir para a felicidade. O fim de ano e possibilidade de recomeçar um novo ano, ajudam a perspetivar mudanças necessárias na nossa vida.
Siga estas dicas e lembre-se que a felicidade começa todos os dias! (...)
1. Invista na cultura: segundo estudos efetuado ao longo de anos, as pessoas que gostam de arte, balé e outras atividades culturais sentem-se mais felizes e realizadas. A atividade física, lazer ao ar livre e a possibilidade de se fazer algum trabalho voluntário também influencia positivamente a felicidade.
2. Tenha um animal de estimação: as pessoas que têm animais de estimação tendem a ser mais felizes. Pesquisas recentes revelam que as pessoas que têm cães dizem que seus animais de estimação aumentam a sua autoestima, bem como seus sentimentos de pertença.
3. O poder do pensamento positivo pode realmente funcionar. Segundo especialistas em comportamento, as pessoas que adquirem o hábito de escrever três coisas boas que aconteceram com elas durante a semana, tornam-se mais felizes. Na mesma linha de pensamento, as pessoas que escreveram cartas de agradecimento para outros relataram um aumento de felicidade significativo durante várias semanas, mesmo sem enviar as cartas. Neste contexto, as pesquisas revelam que o mais importante é ter uma atitude positiva perante a realidade, sem estar permanentemente focado nas dificuldades próprias da vida.
4. Seja altruísta: contribuir para um mundo melhor traz dividendos de felicidade. As pessoas que doam dinheiro em vez de gastá-lo consigo mesmas são mais felizes. Para além disso, as pessoas que se voluntariam por razões altruístas vivem mais anos. O altruísmo está também ligado a relacionamentos mais fortes: as pessoas mais altruístas são mais propensas a ter casamentos felizes.
5. Seja nostálgico. Pessoas sociais, energéticas e extrovertidas são mais felizes. As pessoas extrovertidas têm tendência a olhar para o passado com nostalgia, ou seja, a saborear as memórias felizes e as colocar as memórias difíceis sob uma ótica otimista. Não confunda isto com ser saudosista e viver no passado.
6. Pratique sexo. Apesar de parecer superficial, a satisfação sexual parece estar ligada à felicidade na vida diária. As mulheres que depois da menopausa têm uma vida sexual mais satisfatória são mais felizes em geral. Da mesma forma, os recém-casados com uma vida sexual ativa, têm casamentos melhores. Abraços e afeto físico impulsionam a felicidade.
7. Podemos pôr em prática todos os itens desta lista e mesmo assim não nos sentirmos felizes. A explicação para isso pode residir no facto de a hiper-concentração na felicidade tornar, paradoxalmente, as pessoas menos felizes. Estudos demonstram que as pessoas que valorizam demasiado a felicidade e se focam exclusivamente nisso podem ter mais dificuldade em alcançá-la. Talvez estas pessoas estabeleçam padrões demasiado elevados para a conquista da felicidade, por um lado, e se foquem demasiado na ideia sem ser capaz de ser feliz, em vez de se focarem em atividades que as ajudam a ser mais feliz."
Fonte: Idade Maior
Sem comentários:
Enviar um comentário